sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Reavaliação de casas vai agravar imposto de rendas



Habitações construídas antes de 2003 vão ser todas reavaliadas a partir de Dezembro. Imposto a pagar às câmaras vai disparar. Senhorios com contratos antigos ameaçam não pagar se não puderem aumentar as rendas.

Todos os imóveis adquiridos antes de 2003 vão ser reavaliados para efeitos do imposto municipal sobre imóveis (IMI). Esta megaoperação do fisco abrangerá também as cerca de 420 mil casas com rendas congeladas. Em ambos os casos, o IMI poderá ser significativamente agravado se as avaliações forem feitas por valor superior ao registado. E há ainda o aumento do próprio imposto, que dependerá das autarquias, e a redução do tempo de isenção.

A operação de reavaliação de casas, exigida pela troika, arranca em Dezembro e deverá estar concluída no final do próximo ano, a tempo de as notas de liquidação do imposto a emitir em 2013 já reflectirem os novos valores patrimoniais tributários. Há, assim, muita receita em carteira para esse ano e seguintes. Para o presidente da Associação Lisbonense de Proprietários (ALP), a actualização do IMI só vai ser possível e aceite se quem tem rendas antigas (congeladas) as puder aumentar. A liberalização de rendas deve acontecer ainda este ano.

in Diário de Notícias, 27 de Outubro de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário